XY0: dispositivo da sexualidade e saber médico no controle dos corpos intersex

16 de janeiro de 2009 | Artigos | por Dionne Freitas

Neste trabalho buscamos compreender de que modo a concepção de corpo “normal”, colocada em circulação por meio de artigos, manuais e resoluções médicas, constroem e controlam os corpos intersex, tornando-os inabilitados para a aceitação social.
Hermafroditismos, ambiguidade genital, genitália incompletamente formada, anomalias da diferenciação sexual, estados intersexuais, intersexualidade são as diversas nomenclaturas que encontramos ao longo da pesquisa para se falar sobre esses corpos que causam estranhamento por não se encaixar em nenhum padrão aceito socialmente.
A diversidade de termos também nos mostra como diferentes discurso e saberes de épocas distintas concebiam e concebem esses indivíduos.
A palavra hermafrodita surgiu na Grécia, como indica Anne Fausto-Sterling (2000 apud MACHADO, 2008, p.11). Um dos mitos, sobre o primeiro hermafrodita, conta que Hermes e Afrodite tiveram um filho de beleza inimaginável (Hermaphroditos) que despertou a paixão de uma ninfa. Essa ninfa estava tão apaixonada que colou o seu corpo no do seu amado, e assim os dois se tornaram um.

 

Leia mais…

Apoie a ABRAI

Para manter os seus canais de informação, oferecer cursos e palestras ou ajudar diretamente pessoas Intersexo em situação de fragilidade física e psicológica, a ABRAI precisa de fundos. Veja como ajudar.