VIDAS INTERSEXO: Fabiana Uma História de Superação e Representatividade no Mundo da Moda

21 de junho de 2023 | Entrevistas, Imprensa, Notícias | por Thais Emilia

O Sonho de Fabiana: Enfrentando Desafios e Preconceitos

Fabiana, uma mulher intersexo, sempre sonhou em trabalhar como modelo. Desde criança, ela tentou, mas enfrentou inúmeras dificuldades e preconceitos. No entanto, ela afirma que a sociedade tem dificuldade em dar oportunidades a alguém considerado biologicamente diferente dos padrões estabelecidos.

Ao longo do tempo, Fabiana se preparou e teve diversas experiências no meio. Mesmo quando estava prestes a desistir e buscar outra área, surgiu a oportunidade de participar do concurso de beleza Miss Caieiras. Foi nesse momento que Fabiana percebeu que precisava ter uma história de vida, uma carreira por trás da beleza e, portanto, se tornar uma inspiração para outras pessoas. Segundo ela, “a miss não é só uma beleza, a miss tem o propósito de mudar vidas”.

“É difícil eles darem oportunidade para alguém que é considerada biologicamente diferente dos padrões da sociedade”

Fabiana participou do concurso e ganhou. A partir desse momento, a mídia começou a se interessar por sua história, abrindo portas para ela. Além disso, ela falou abertamente sobre a causa intersexo, sua condição e suas origens. Essa oportunidade permitiu que ela estudasse no exterior, realizasse trabalhos internacionais e, pouco antes da pandemia, retornasse ao Brasil.

Ela começou a trabalhar no Instagram, colaborando com lojistas, mas foi no mundo mágico dos rodeios que sua carreira decolou. Fabiana participou do Rodeio de Jaguariúna, um dos maiores do país e do mundo. Passou por uma avaliação técnica e, para sua surpresa, as pessoas a aceitaram muito bem. Com mais de 98 mil votos, ela se tornou a rainha mais votada do Brasil.

Após o concurso, Fabiana recebeu interações de pessoas de todo o Brasil, incluindo movimentos trans que se identificaram com ela e se sentem representados pela figura que ela personifica no país. Em todos os concursos que participa, Fabiana faz questão de abordar a causa intersexo, mostrando que nossos corpos existem e que somos perfeitos, assim como qualquer outra pessoa. Ela declara enfaticamente que nossa causa é de extrema importância e deve ser cada vez mais destacada, com a bandeira sendo erguida incansavelmente.

“Na época, fui a única do Brasil e do mundo a vencer um concurso de rainha de rodeio sendo intersexo”

Fabiana enfrenta e ainda sofre muito preconceito, especialmente no meio dos rodeios, onde o preconceito é mais presente. No entanto, ela persiste em levar sua mensagem e lutar por um mundo onde as pessoas nos vejam e não nos rejeitem, onde possamos ocupar espaços que nunca antes estivemos. Fabiana deseja ardentemente que seja comum para pessoas intersexo na moda e em qualquer profissão realizarem seus sonhos, sem medo de sofrer preconceitos.

Ela está abrindo portas para os bebês intersexos que estão por vir, levando visibilidade e quebrando cada vez mais o preconceito na sociedade. Fabiana acredita fortemente que a posição de liderança não deve ser uma exceção, mas sim algo comum a todos. Ela compartilha uma experiência marcante ao mencionar que, na época, ela foi a única pessoa no Brasil e no mundo a vencer um concurso de rainha de rodeio sendo intersexo. Embora isso possa causar choque inicialmente, Fabiana almeja que essa situação se torne cada vez mais comum e acessível a todos.“A miss não é só uma beleza, a miss tem o propósito de mudar vidas. Nossa causa é muito importante e deve ser levantada, a bandeira deve ser erguida cada vez mais”                                                                                                                                                                                              Entrevista e matéria editada por Lucas Bafoni Jornalista MTB 00094698/SP

 

 

 

 

 

 

A história de Fabiana serve como uma inspiração para todos nós. Ela nos ensina a importância de lutarmos pelos nossos sonhos, independentemente dos obstáculos desafiadores que possam surgir ao longo do caminho. Além disso, ela nos mostra a necessidade de quebrar barreiras, abrir mentes e promover a igualdade para todos.

Apoie a ABRAI

Para manter os seus canais de informação, oferecer cursos e palestras ou ajudar diretamente pessoas Intersexo em situação de fragilidade física e psicológica, a ABRAI precisa de fundos. Veja como ajudar.