SP Escola de Teatro Entrevista Rachel Rocha, Ativista dos Direitos Humanos e Diversidade de Gênero

9 de agosto de 2023 | Sem categoria | por Thais Emilia

A SP Escola de Teatro, administrada pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), realiza entrevistas com seus 13 conselheiros em 2023.

São Paulo, 07 de agosto de 2023 – Fundada em 2010, a SP Escola de Teatro é uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), uma Organização Social, é responsável por sua gestão. A instituição é reconhecida pelo pioneirismo na questão da empregabilidade de pessoas trans, com um quadro de colaboradores inclusivo e diversificado.

Uma das conselheiras da ADAAP, Rachel Macedo Rocha, é uma advogada, mãe e amante das artes. Além disso, ela é ativista dos Direitos Humanos e da Diversidade Sexual e de Gênero. Sua trajetória na área começou em organizações não-governamentais voltadas para a diversidade sexual, e desde 2010, ela contribui ativamente como conselheira na SP Escola de Teatro.

Rachel foi a responsável por sugerir a criação de um projeto de empregabilidade de pessoas trans dentro da instituição, o qual foi concretizado com sucesso. Ela também influenciou o processo de contratação para garantir a inclusão de mulheres na equipe da Escola.

A instituição, em parceria com Rachel, criou o evento “SP Transvisão” para celebrar o Dia da Visibilidade Trans, promovendo a representatividade e o debate sobre a tolerância e diversidade. O evento já teve 11 edições desde 2013 e ganhou reconhecimento através do Selo Paulista de Diversidade, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Para Rachel, o teatro desempenha um papel transformador e educacional na sociedade. Ela ressalta que a arte é essencial para enfrentar as angústias da vida e estimular reflexões críticas sobre o mundo e as pessoas.

A advogada destaca que a cultura e o teatro são inseparáveis de sua vida e carreira, e ela traz elementos culturais para suas peças judiciais como uma forma de trazer leveza e poesia ao Direito.

Para ampliar a cultura e as artes na cidade e no estado, Rachel acredita que é fundamental que governo, entidades e cidadãos incentivem e fomentem ainda mais a cultura, especialmente em comunidades periféricas, diminuindo a elitização da arte e ampliando o acesso à cultura para todos.

Sobre recomendações artísticas, Rachel sugere o livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, que resgata a história do Brasil, e os filmes “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e “Marighella”, de Wagner Moura, que trazem reflexões sobre a violência e o retrocesso político no país. Ela também destaca a peça “As Bruxas de Salém”, encenada nos Satyros, que aborda questões atuais relacionadas ao tribunal dos moralistas.

A entrevista com Rachel Rocha ressalta a importância da SP Escola de Teatro e da cultura como agentes de transformação e inclusão na sociedade.

Contato para Imprensa: Nome do Contato: João Silva E-mail: [email protected] Telefone: (11) 1234-5678 Website: www.spescoladeteatro.com.br

Apoie a ABRAI

Para manter os seus canais de informação, oferecer cursos e palestras ou ajudar diretamente pessoas Intersexo em situação de fragilidade física e psicológica, a ABRAI precisa de fundos. Veja como ajudar.