Projeto Operação Orquídea 2: Transformando Vidas de pessoas Intersexo com Educação Alimentar

14 de novembro de 2023 | Entrevistas, Notícias | por ABRAI

Origens na Pandemia e Foco Específico

O projeto Operação Orquídea  teve início durante a pandemia com apoio do Fundo Brasil, saiba mais aqui derivado da experiência com o projeto Operação Orquídea. Este novo projeto visa abordar especificamente a questão da segurança alimentar, uma resposta direta às dificuldades enfrentadas por muitas famílias de pessoas intersexo.

Assista aqui o Projeto Orquídea 1

Intervenção Nutricional para Transformação

Cada família cadastrada recebe acompanhamento tanto do serviço social quanto da nutricionista Nathalia Delgado. A ênfase está na Educação Alimentar e Nutricional, com orientações sobre aquisição de alimentos em boa qualidade e quantidade. A nutricionista, atuando nas aulas e nos atendimentos individuais, oferece diretrizes sobre a utilização integral dos alimentos, promovendo o aproveitamento de sementes, cascas e talos.

Intervenção Nutricional e Conexões Humanas

Nathalia conheceu a ABRAI por meio de uma amiga paciente que sugeriu sua participação no projeto. Destacou-se durante a seleção e adaptou-se bem ao projeto. Sua conexão com os idealizadores, Thais Emília diretora da ABRAI e Pam Herrera assistente social e ativista, cresceu, tornando-se não apenas um profissional engajado, mas também um amigo próximo, trazendo uma abordagem mais pessoal e humanizada às intervenções.

Transformando Através da Educação Alimentar

Nathalia Delgado, ao integrar-se ao projeto, percebeu a oportunidade de realizar atendimentos individuais e desenvolver atividades mais personalizadas. A Importância da Educação Alimentar no Contexto Familiar tornou-se evidente. A ênfase na segurança alimentar, aliada à promoção de práticas de aproveitamento integral dos alimentos, é central na reeducação das famílias.

Inovação na Educação Alimentar: Cartilha de Receitas

Durante as aulas, surgiu a ideia de abordar o tema do aproveitamento integral dos alimentos. A Aula de Aproveitamento Integral dos Alimentos, baseada em uma cartilha do Mesa Brasil, programa nacional de combate à fome e ao desperdício de alimentos, compartilhou receitas adaptadas, incluindo criações próprias, gerando um e-book de receitas amplamente apreciado pelas famílias participantes.

O Projeto Operação Orquídea 2, além de fornecer assistência financeira, revela o impacto positivo que a educação alimentar e nutricional pode ter na vida das famílias de pessoas intersexo, transformando o cenário da insegurança alimentar em uma jornada de aprendizado e empoderamento.

Apoie a ABRAI

Para manter os seus canais de informação, oferecer cursos e palestras ou ajudar diretamente pessoas Intersexo em situação de fragilidade física e psicológica, a ABRAI precisa de fundos. Veja como ajudar.