O que é Intersexo?

8 de março de 2022 | Entrevistas, Imprensa, Notícias | por Dionne Freitas

A pessoa intersexo nasce com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas típicas de masculino (cromossomo XY) ou feminino (cromossomo XX).

“Pode nascer sem órgãos sexuais e reprodutivos; com os de ambos os sexos; produzir hormônios dos dois sexos; apresentar cromossomo XXY, entre outros. São 48 possibilidades”, exemplifica o advogado e pessoa intersexo Joel Filho, de 29 anos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que de 0,05% a 1,7% da população mundial nasça com características intersexo. A título de comparação, pessoas ruivas são menos de 2%.

Na Organização Mundial de Saúde (OMS), porém, a condição é enquadrada como “Desordem no Desenvolvimento Sexual” (DDS), termo considerado pelos ativistas como estigmatizante e que incentiva violações de direitos humanos.

“Livros de genética a associavam como anomalia ou raridade. Não entendem como corpos diversos e singulares”, explica Thaís Emília de Campos dos Santos, de 44 anos, psicopedagoga e presidenta da Associação Brasileira de Intersexos (Abrai).

Leia mais…

Apoie a ABRAI

Para manter os seus canais de informação, oferecer cursos e palestras ou ajudar diretamente pessoas Intersexo em situação de fragilidade física e psicológica, a ABRAI precisa de fundos. Veja como ajudar.