MULHERES, GÊNERO E SEXUALIDADES NA SOCIEDADE – DIVERSOS OLHARES SOBRE A CULTURA DA DESIGUALDADE – VOLUME I

7 de agosto de 2021 | Livros, Publicações | por ABRAI

Sinopse

Esta coletânea é resultado do incansável comprometimento de Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo com a sistematização e a divulgação do debate de gênero nas Ciências Humanas em suas mais variadas áreas.
Este volume articula as temáticas de gênero e de direitos humanos contribuindo para a reflexão sobre temas ainda hoje considerados polêmicos e, atualmente, sob a mira do ataque antigênero.
Com diferentes perspectivas os textos aqui compilados nos ajudam a resgatar um longo trajeto no qual as distintas dimensões da ampliação dos direitos humanos sob a ótica das relações de gênero enfrentam a produção das desigualdades impostas às mulheres e às pessoas LGBTQIA+ em suas múltiplas formas de opressão. Mas vai além ao registrar também a resistência e a construção de uma cidadania ampliada capaz de conquistas coletivas criadas e fortalecidas na ação conjunta.
Em tempos de desafios extremos impostos pela pandemia causada pelo novo coronavírus com a intensificação da morte e da subalternização de mulheres e de pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ fica o convite à leitura de uma obra de importante contribuição ao considerar as relações sociais de gênero como dimensão que estrutura as desigualdades sociais e impulsiona a luta por direitos.

Segue abaixo o cápitulo que fala sobre pessoas intersexos:
Cáp 9. Pessoas Intersexo e a violação dos Direitos Humanos: mutilações genitais, hormonização imposta e a não existência legal
Autores: Thais Emília de Campos dos Santos, Raul Aragão Martins, Ana Maria Klein

Apoie a ABRAI

Para manter os seus canais de informação, oferecer cursos e palestras ou ajudar diretamente pessoas Intersexo em situação de fragilidade física e psicológica, a ABRAI precisa de fundos. Veja como ajudar.