CÂNCER DE TESTÍCULO

23 de outubro de 2018 | Artigos | por Dionne Freitas

O câncer de testículo é a neoplasia mais comum em homens entre 15 a 35 anos, embora corresponda a 1% dos tumores. Entretanto, trata-se de uma doença curável com sobrevida de 95% em 5 anos. No Brasil a incidência não foi publicada nos últimos anos, porém a mortalidade em 2015 foi de 359 casos.
Os tumores de células germinativas (TCG) compreendem cerca de 95% dos tumores malignos originados nos testículos e podem também ocorrer em regiões extragonadais, como retroperitôneo ou mediastino anterior, mas são tratados de forma semelhantes aos TCG de testículo em relação a tratamento sistêmico e massas residuais. Os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de testículo incluem história prévia de câncer de testículo, histórico de mesma neoplasia na família, criptorquidia e síndrome de Klinefelter.
Os TCG são classificados como seminoma puro ou não seminoma. Os seminomas são os mais frequentes. E os não seminomas tendem a ter comportamento mais agressivo e incluem múltiplas células, como carcinoma embrionário, coriocarcinoma, tumor de saco endodérmico e teratoma (maduros ou imaturos). Quando há componente de seminoma e não seminoma, o tratamento segue o de não seminoma.

 

Leia mais…

Apoie a ABRAI

Para manter os seus canais de informação, oferecer cursos e palestras ou ajudar diretamente pessoas Intersexo em situação de fragilidade física e psicológica, a ABRAI precisa de fundos. Veja como ajudar.