Ativistas em todo o Brasil unem-se contra a Mutilação Genital Infantil de bebês Intersexo

6 de outubro de 2023 | Imprensa, Notícias | por Thais Emilia

Em um esforço unificado para aumentar a conscientização sobre a mutilação genital infantil em bebês intersexo, ativistas de todo o Brasil se mobilizaram no mês de setembro. Diversas ações foram realizadas em diferentes estados do país, todas com o objetivo de combater essa prática prejudicial e garantir o direito à integridade física das crianças intersexo.

São José do Rio Preto – SP: Documentário e Parceria com a ABRAI

No dia 26 de setembro, em São José do Rio Preto – SP, um documentário crucial foi gravado, abordando a questão da mutilação genital infantil em bebês intersexo. Especificamente, Thais Emília e  Beto ambos pais de Jacob. Essa data coincidiu com o Dia Nacional Contra a Mutilação Infantil, um marco importante na luta pela proteção das crianças intersexo.

O Projeto E aí?  Da Unesp de São José do Rio Preto -SP sediou um estande em parceria com a ABRAI Associação Brasileira ,  projeto de extensão da própria universidade, dedicado à educação sexual. Juntos, eles distribuíram materiais informativos e ofereceram orientações sobre o fim da mutilação infantil em bebês intersexo.

 

A coordenadora do projeto de extensão é a professora Luciana Nogueira, e o professor é Raul Aragão Martins. Eles desempenharam papéis cruciais na conscientização sobre a mutilação genital infantil em bebês intersexo.

Guarulhos – SP: Palestra na OAB

Pam Herrera realizou uma palestra de conscientização contra a mutilação infantil na OAB de Guarulhos. A iniciativa reforçou o compromisso em ampliar o entendimento sobre os impactos dessa prática e buscar formas de prevenção.

Rio Grande do Norte: Distribuição de Panfletos e Sensibilização

No Rio Grande do Norte, ativistas como João de Deus mobilizaram-se distribuindo panfletos e realizando ações de conscientização. No dia 26 de setembro, ele entregou panfletos no Diretório Central dos Estudantes da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e para alunos do curso de Psicologia da mesma universidade. Além disso, distribuiu panfletos em outros locais, incluindo o Centro Acadêmico do Centro de Biociências.

Pelotas – RS: Evento na Câmara de Vereadores e Ativismo nas Redes Sociais

Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, a ativista Sammie liderou esforços para promover a conscientização sobre a mutilação genital infantil. Ela iniciou conversas com vereadores sobre a implementação do Dia 26 Contra a Mutilação Genital, que está programado para ocorrer em 26 de outubro, na Câmara de Vereadores de Pelotas.

Além das ações presenciais, Sammie também utilizou suas redes sociais para ampliar a conscientização sobre a causa, compartilhando informações e histórias pessoais sobre seu envolvimento na luta pelos direitos das pessoas intersexo.

 

As ações realizadas em setembro são um testemunho do comprometimento dos ativistas em todo o Brasil na luta contra a mutilação genital infantil em bebês intersexo. Esses esforços coletivos buscam não apenas sensibilizar a sociedade, mas também promover a proteção das crianças intersexo e garantir que cada indivíduo tenha a oportunidade de viver sua identidade de gênero com dignidade e respeito.

No próximo mês de outubro, novas ações estão previstas, com a esperança de ampliar ainda mais a conscientização e acabar de vez com essa prática prejudicial. A luta continua, e os ativistas estão determinados a fazer a diferença.

 

Apoie a ABRAI

Para manter os seus canais de informação, oferecer cursos e palestras ou ajudar diretamente pessoas Intersexo em situação de fragilidade física e psicológica, a ABRAI precisa de fundos. Veja como ajudar.